A vida numa cultura que condena o erro

  Infelizmente não vivemos numa cultura que valorize o erro. Contraditoriamente as pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que falharam várias e várias vezes (again and again), mas em algum momento acertaram em cheio.

Falhar faz parte da vida de qualquer um que quer se tornar um expert (em qualquer área). Eu aprendi mais com os erros do que com os sucessos. Boa parte do que sou hoje devo a críticas construtivas recebidas quando fui mal-sucedido. No entanto, alguns dos projetos que mais me orgulho de ter participado vieram depois de “falhas catastróficas”.

Ao estudar idiomas penso no seguinte, se eu estou a errar pouco é porque também estou a aprender pouco. O erro faz parte do processo de aprendizagem, afinal de contas, we learn by making mistakes!

Na adolescência eu pensava que era muito inteligente, ou que pelo menos estava acima da média. Acho (disse “acho” propositadamente) que todos jovens tem um pouco dessa prepotência. Graças aos erros eu descobri que não era o “menino prodígio” que os outros diziam e que para conseguir alguma coisa eu teria que me esforçar muito. Eu penso que o medo de errar expõe-nos e mostra-nos algumas verdades que talvez não quisessemos ver.

A Berghs School of Communication convidou no ano passado algumas personalidades para um debate sobre o medo de errar. A apresentação que mais marcou foi a do prestigiado designer gráfico norte-americano, Milton Glaser. Para quem não conhece, foi ele o responsável pela campanha “I Love NY” (lembram-se da -shirt?) Veja o vídeo:

Milton Glaser video on fear of failure

Tem medo de errar? Se sim, por quê? Comente!

That’s all for today. See you!

Categories: Sem categoria | Leave a comment

Post navigation

Leave a Reply

Blog at WordPress.com.

